O QUE É O ALGORITMO?

O YT usa um algorítmo (sistema automatizado) para analisar as nossas views e determinar quais vídeos serão mais sugeridos no site e quais vão para as Tendências/Em Alta. Embora a programação exata desse sistema seja secreta, há coisas que sabemos sobre como fazer as views contar e como conseguir que um vídeo tenha melhores performances no Google e no YT de modo a alcançar mais pessoas.


AGIR COMO UM SER HUMANO

Comportar-se como um bot (programa de computador que repete tarefas) fará com que as suas views não contem. Para evitar isso, pesquise manualmente o MV, desligue a reprodução automática, alterne entre vídeos, não veja sempre os mesmos vezes sem conta. Se o algoritmo achar que você é um bot e não uma pessoa, TODAS as views da sua conta serão apagadas.

MUITA CALMA NOS COMENTÁRIOS

Comente, porque um vídeo muito comentado sobe no ranking, mas não faça isso várias vezes seguidas. O YT não conta as views de quem faz Spam nos comentários. Muitas vezes o pessoal enlouquece com os fanchants e os festejos e deixa uma mensagem atrás da outra e para o algoritmo isso é considerado comportamento de bot. Por favor, não faça isso se quiser que as suas views contem!

PODE FECHAR OS ANÚNCIOS?

Assistir a um anúncio não vai ajudar a que a visualização conte, por isso realmente não é fundamental fazer isso. MAS, se fizerem, a Big Hit vai poder receber aquele dinheirinho bom do anunciante e mais dinheiro ajuda a que eles fiquem mais fortes e tenham mais capacidade para investir e cuidar melhor dos nossos meninos. Portanto se tiver tempo, assista pelo menos alguns.

QUANTO TEMPO ASSISTIR?

Só o YT sabe quanto tempo é preciso assistir para fazer a view contar, mas uma coisa é certa: o tempo de visualização é uma das causas principais para um vídeo ser bem sucedido. Eles não dão importância para o nº de views se o tempo delas for curto, isso significa que o conteúdo não agradou. O que eles valorizam mesmo é a percentagem de tempo assistido em cada vídeo: se for alta, isso significa que o vídeo é bom e ele vai subir nas tendências e ser recomendado no site, por isso veja até ao fim! Até porque é BTS, vale sempre a pena ver tudo mesmo.

TEMPO ENTRE VIEWS

Acredita-se que o YT conta as views repetidas em MV's desde que haja um intervalo de 30 mins entre elas. Mas devido aos processos de armazenamento de dados do site, é possível reduzir esse tempo dando uns reloads na página. Podem até usar uma extensão de browser que faz esses reloads automáticamente (Chrome, Firefox). Nos intervalos entre views não feche o YT e tente assistir outros vídeos, esse envolvimento vai ajudar na performance e também evitar que o algoritmo ache que você é um bot.

INTERAGIR COM O VÍDEO

Não avancem no vídeo e não usem o replay no final. Mas podem fazer pause e voltar atrás para ver alguma coisa. Segundo o próprio YT, repetir partes até ajuda na performance. Isso transmite ao algoritmo que esse vídeo tem picos com conteúdo tão interessante que a pessoa achou que valia a pena ver de novo. Portanto reveja aquela parte dos abs as vezes que achar necessárias para o seu bem-estar emocional ;P Tentem também nunca fechar o YT com um MV de BTS aberto, porque isso prejudica a performance (abra outro vídeo qualquer antes de sair do site).

SOM & QUALIDADE MÍNIMOS

O volume não tem que ser mais de 50% como eu já li por aí. O volume não interessa, só não pode desativar totalmente o som do vídeo, mas de resto pode estar bem baixinho que a view conta. Se precisar de silêncio total, tire o som do seu aparelho em vez de desativar o do MV. Quanto a qualidade mínima de visualização, também não tem que ser HD pra contar, mas tente não ver em menos de 480p (até porque fica feio!).

EVITE USAR PLAYLISTS

Use playlists apenas como último recurso. A probabilidade de ser marcado como bot aumenta quando se usam playlists e as views que resultam delas só são adicionadas pelo YT muitas horas mais tarde (por vezes com mais de 1 dia de atraso). Isso significa que usar esse método para fazer streaming no primeiro dia do comeback pode prejudicar as nossas chances de conseguir um novo record de views para as primeiras 24h.

JANELAS DIFERENTES x BROWSERS DIFERENTES

Não adianta fazer streaming em múltiplas janelas se apenas usar 1 browser, só uma delas vai contar para as views. Em vez disso, se estiverem num computador, podem instalar e usar browsers diferentes (Chrome, Firefox, Edge, Opera) e fazer login com contas de YT diferentes em cada um deles. Assim o YT já aceita as views (use apenas 1 conta por browser!).

Essas são então as principais razões porque tantas views reais vão sendo apagadas e a única maneira de combater isso é trocando o endereço IP. Vou explicar em seguida algumas formas simples de fazer isso.

E não se esqueçam de continuar a fazer streaming mesmo se as views do vídeo estiverem congeladas, porque elas contam mesmo assim e serão adicionadas mais tarde.

PROMOVER O MV PARA ALCANÇAR MAIS PESSOAS


ASSISTIR FORA DO YT

Na maioria dos casos o YT gosta que os seus vídeos sejam também assistidos fora da plataforma. Portanto, se encontrar o vídeo noutros sites, dê uma assistida lá também. Sites tipo os da Billboard, Soompi, Allkpop são alguns dos que incorporam os vídeos do YT nos seus artigos sobre o comeback dos BTS e eu aconselho a que assistam lá de vez em quando em vez de verem sempre diretamente no YT. Isso melhora a performance e dificulta a tarefa do YT de identificar o seu endereço IP. Tudo vantagens!

Atenção que isso só resulta se o vídeo não tiver autoplay. O YT só conta views externas se elas forem geradas por um click, então se não tiver que tocar ou clicar no vídeo para dar play, não adianta assistir.

 

INFORMAÇÃO ATUALIZADA

 

A Billboard fez mudanças na maneira como contabiliza os streams de vídeo para os tops e agora apenas as views de quem está logado numa conta de youtube contam. Então continua a ser possível adicionar visualizações assistindo fora do Youtube e elas vão contar pra bater records, mas essas views não vão contar para os tops da Billboard. Aqui está o artigo onde eles deram essa informação.

PARTILHA DO VÍDEO NO FACEBOOK


INFORMAÇÃO ATUALIZADA

Podem partilhar o link para o vídeo ou incorporá-lo diretamente num post do FB. Muitas ARMY's fizeram testes para o comeback e as views que resultam de vídeos inseridos no facebook parecem estar a ser todas aceites. Então esta pode ser uma excelente maneira de fazer stream porque as visualizações que vêm do FB escondem o seu IP.

PARTILHA EM BLOGS E FóRUMS

Partilhar o link do vídeo ou incorporá-lo num post de blog, fórum ou em qualquer outro tipo de página, é muito recomendado. Um vídeo amplamente espalhado pela net tem maior probabilidade de aparecer nas buscas do YT e do Google. Nem interessa se o blog tem pouca audiência, o que importa é que, para o YT, esse é mais um link deles solto na estratosfera. Eles disseram numa conferência recente (Vidcon) que essas partilhas e incorporações contam muito na hora de escolher os vídeos que vão para a secção dos mais vistos do dia, então isso ajuda mesmo a que o vídeo chegue a mais pessoas.

O YT disponibiliza o seu próprio código de incorporação por baixo de cada vídeo (assim como possibilidade de partilha direta no Facebook, Twitter e outras redes). Usem e abusem disso porque essa é mesmo a melhor maneira de promover o MV e conseguir novas views!

Não se limitem apenas a fazer streaming e tratem de partilhar o vídeo o mais que puderem em todos os cantos que der, para que ele alcance o maior número de pessoas que for possível e peçam a outras ARMYs para fazer o mesmo.


INFORMAÇÃO ACRESCENTADA


LIMPAR CACHE/HISTÓRICO


Aconselho a não apagarem o histórico muitas vezes e sobretudo não o apagarem completamente, porque não ter visualizações nenhumas no histórico pode fazer-nos parecer bots. Podem apagar a cache do browser só do próprio dia, ou só da última hora, para se livrarem do MV de lá, ou podem até só apagar o MV da lista e deixar o resto quieto. Podem fazer isso tanto com a cache do browser como com o histórico de visualizações no Youtube.

Mas tenham o cuidado de não fazer isso demasiado rápido, deixem passar PELO MENOS uns 10/15 minutos antes de apagar para dar tempo do algorítmo registar a view.




Perdoem, eu sei que a "aulinha" foi longa, mas espero que ajude as ARMYs a usar o tempo de uma maneira mais eficiente. Assistir o vídeo demasiadas vezes pode prejudicar mais do que ajudar se o YT achar que vocês são bots. Todas as preciosas views do seu endereço serão perdidas. Por isso tenham muito cuidado e

divirtam-se nesse Comeback!